Main Page

Sobre o Condado das Nuvens

Introdução

O Condado das Nuvens é uma província do Reino da Estrela que foi recentemente colonizada. Outrora terreno inabitado e não reclamado por outras nações, esta província inóspita era a casa de humanóides selvagens e muitos monstros. Há cerca de 50 anos, um antigo rei ofereceu um título de nobreza e a construção de um castelo àquele ou àqueles que conseguissem colonizar e defender permanentemente toda a terra entre os Montes Bezedores e a Cordilheira dos Grifos.

Após várias tentativas fracassadas, um grupo de aventureiros chamados de os Sagrados e os seus respectivos seguidores conseguiram derrotar as maiores ameaças à segurança da região e instalar várias colónias, muitas das quais são actualmente vilas e pequenas cidades prósperas. A descoberta e exploração de várias riquezas locais trouxe muita riqueza ao rei, que em sinal de gratidão construiu não um, mas cinco pequenos castelos (um para cada membro d’Os Sagrados) ao longo do Condado das Nuvens. Com o passar do tempo a região tornou-se gradualmente mais segura e agora caravanas de mercadores passam com relativa segurança pelas suas estradas e pontes. Recentemente até se conseguiu estabelecer contactos comerciais e relações de amizade com algumas tribos selvagens de lizardfolk que se aliaram aos Sagrados na colonização da zona.

Contudo outras raças selvagens que antes residiam aqui guardam grande rancor as raças civilizadas que as expulsaram dos seus territórios (nomeadamente kobolds, goblins, orcs, ogres e gigantes) e procuram exercer vingança sobre aqueles que mataram os seus familiares e os obrigaram a fugir. Se por um lado a maioria das estradas, vilas, minas e portos estão seguros conta invasões, ainda existem muitas zonas que servem de refúgio a malfeitores e que são considerados perigosos. Com o tempo, os residentes da zona tornaram-se pessoas capazes e auto-suficientes em termos de defesa, mas mantêm-se bastante receptivos e amigáveis perante aventureiros e mercenários que passem pela zona, que são contratados para eliminar ameaças que eles não conseguem controlar.

Breve referência histórica

À medida que a zona foi sendo colonizada e desenvolvida, foram-se tornando óbvios os traços de outras civilizações outrora ali presentes. Foram descobertas torres antigas e monumentos funerários (nomeadamente Kilns) que sugerem que qualquer civilização antiga e esquecida tenha existido ali antes de a terra ter sido tomada por raças selvagens e monstros. Algumas destas estruturas ainda são demasiado perigosas para serem exploradas e não é raro ver um grupo de aventureiros dedicar algum tempo a tentar explorar uma dessas ruínas em busca de tesouros ou artefactos.

Além da colonização da área por raças selvagens e respectiva purga e recolonização pela parte dos Sagrados, aparentemente nada de historicamente relevante ocorreu nesta terra. A presença humanóide torna-se cada dia mais forte sob o governo local dos Sagrados, mesmo perante ameaças ocasionais de monstros. Actualmente apenas um dos cinco membros originais do grupo ainda exerce funções autoritárias (uma elfa chamada Elanya), tendo os restantes membros do grupo falecido ou passado os seus encargos à sua descendência.

Geografia do Condado das Nuvens

O Condado das Nuvens é um extenso vale em forma triangular que se situa entre duas formações montanhosas imponentes: Montes Bezedores a oeste e a Cordilheira dos Grifos a nordeste. Este vale é sobretudo plano (salvo algumas colinas ou montes onde se encontram a maioria das construções) e é percorrido no seu centro pelo Rio Selvagem, (nome derivado não da ferocidade do rio mas da facilidade com que ele transborda das suas margens habituais) que desagua num extenso delta pantanoso antes de encontrar o mar.

O clima é muito húmido e temperado ao longo de todo o ano, sendo que as temperaturas oscilam entre os 15 graus no Inverno e 30 graus no Verão. Tais temperaturas tão constantes são invulgares segundo os padrões do reino e os físicos e sábios reais que investigaram a zona suspeitam que tal fenómeno se deva à configuração especial do vale, que propicia tal clima. No entanto, a zona apresenta outras características peculiares, nomeadamente nevoeiros e chuviscos frequentes (que dão o nome ao condado) e uma manifestação meteorológica única (e felizmente pouco frequente) denominada de Ventos Tempestuosos.

Apesar de o terreno ser fértil, à excepção da vizinhança de rios e lagoas é raro encontrar mais que 10 a 12 árvores juntas no mesmo local. Em terreno facilmente inundável predominam complexos de árvores com raízes altas e grossas que formam verdadeiros ecossistemas em miniatura. Na restante área predominam a erva alta, pequenos arbustos e outra folhagem rasteira ou paisagem rochosa, mais perto das montanhas.

Locais de interesse no Condado

Bla bla

Os Habitantes do Condado

Oficialmente, o Condado das Nuvens tem entre 8000 a 9000 habitantes humanóides, dos quais a maioria são humanos, seguidos por partes proporcionalmente iguais de elfos, meio-elfos, anões e gnomos. Contudo a grande presença de aventureiros (ver abaixo) faz com que seja possível ver praticamente qualquer raça nas ruas ou estradas. A maioria da população do Condado das Nuvens reside em pequenas aldeias que se encontram espalhadas pelo campo, sobretudo na proximidade das margens do Rio Selvagem e na vizinhança das maiores cidades.

O povo é de uma maneira geral amigável, corajoso e desembaraçado, habituado a confrontos com humanóides selvagens, fauna perigosa e flora venenosa. São conhecidos no restante continente pela sua resiliência, humor e sotaque acentuado (muitos dos nomes originalmente dados pelos colonizadores foram detorpados pelo sotaque dos residentes). A maioria dedica-se a agricultura de arroz e outros legumes típicos de terreno húmido e/ou alagado, à pesca de peixe e lagostim e à exploração de minérios e outros recursos naturais (nomeadamente ferro, cobre, prata e pedras semi-preciosas).

A amistosidade do povo e o facto destas terras serem novas e relativamente pouco exploradas são factores que atraem exploradores, arqueólogos, cartógrafos e cientistas que procuram conhecer com mais detalhe esta nova expansão do Reino da Estrela. Os relatos de ataques de tribos selvagens e de ruínas por explorar atraem muitos aventureiros que procuram honra, fama e poder. Alguns feiticeiros procuram locais pouco populados como este para seguirem as suas pesquisas sem interrupções, acabando irremediavelmente por se tornarem parte da comunidade

Religião no Condado

Bla bla

Monstros do Condado das Nuvens

Bla

Main Page

As Cronicas do Condado das Nuvens shaarlander